sexta-feira, janeiro 7

BBB, sucesso ou tormento?



Repetitivo, sem conteúdo, mau exemplo, fáticas declarações. Críticas é o que não faltam ao Big Brother Brasil, que durante três meses por ano, invade toda noite os lares dos brasileiros via televisão. Por mais repetitivo que seja ele já está na sua décima primeira edição - começa na começa na próxima terça-feira, para felicidade de alguns e martírio de outros. 

Não quero condenar nem fazer apologia ao programa idolatrado por alguns e odiado por outros. Quero a resposta de uma simples pergunta: O que tem o BBB que o torna tão atrativo? Qual a fórmula do seu sucesso? Embora muitos não gostem esse sucesso não pode ser contestado.  Afinal, não é pouca coisa os 50 milhões de votos em média nos paredões. 

Acredito que o BBB seja tão atrativo porque quem o produz já ouviu falar na fórmula pão & circo, ou seja, que o público quer pão (assunto sério), sim, mas também circo (coisas curiosas, diversão, diferente do seu cotidiano). Todos sabem que BBB é um jogo, e que ganhar a simpatia do publico é uma forma de permanecer na casa até o final. 

Tantas pessoas imaginam-se na casa, numa realidade que não é a sua. Afinal, por mais desafiador que pareça ser, passar semanas e até meses trancados, em uma casa sem contato com o mundo exterior, quem não gostaria de passar esse tempo de “férias”, com casa e comida garantidos, piscina, academia, mordomia? Claro que existem desafios, prova de resistência, mas o resultado compensa. Não apenas a chance de sair milionário, e a fama? Mesmo que nem todos virem atores ou modelos, mesmo a maioria esquecida com o passar dos meses, a fama momentânea sempre ajuda.

E o sucesso do BBB é a prova que o público quer muito mais circo do que pão. 

E você o que acha disso tudo? Pronto para entrar nessa viagem ou está fora mais uma vez?

18 comentários:

  1. Eu acho o BBBum programa a mais na nossa Tv. Em compensaçãoo as porcarias q passa. Pelo menos o BBB nos diverti, com aquelas pessoas metidas, falsas, com as panelinhas e etc.
    Sem falar que tem momentos de risos...
    Muito boom. !

    Abração !

    ResponderExcluir
  2. BBB tormento total! Aliás, a Globo está se tornando um tormento, sinceramente.

    ResponderExcluir
  3. Eu mais uma vez estou prontissima!!!e que venha o BBB11,sabemos que a vida alheia importa e MUITO!
    SEM DEMAGOGIAS...OU NÃO???? #FIKADICA

    ResponderExcluir
  4. Todas tem apenas um propósito, nos alienar. Quando termina a novela e começa o BBB sei que estou me alienando, isto é, esquecendo dos meus próprios problemas por alguns instantes e me divertindo com aquele circo de cartas marcadas. aquelas pessoas ora são pessoas-peças ora são peças-pessoas de um jogo... Ora manipulam, ora são manipuladas pelo jogo da 'produção' do programa.

    Mais eu gosto , que venha o BBB11 né rs ,
    muito bom..bjs

    ResponderExcluir
  5. Repetitivo, sem conteúdo, mau exemplo, fáticas declarações & VICIANTE...
    Na realidade todo mundo acaba assistindo e torcendo mesmo falando mal #fato
    Adorei o texto (=

    ResponderExcluir
  6. Gostei Rondi...
    Isso causa mts criticas, e repercussão entre imprensa e demais
    abraçao RONDI - FELIPE SAFADÃO

    ResponderExcluir
  7. Massa a abordagem do BBB,
    tem seus contra e favor ! a 10 anos atraz chegou como uma novidade, se passaram 10 anos e o BBB continua sendo uma novidade, e dificil encontra um Realyte show q durou tanto tempo !

    ResponderExcluir
  8. Eu já gostei, e por um tempo, ficava naquela de dizer que não gostava dando uma olhada de vez em quando.

    Entretanto, hoje, só vejo a final e olhe lá! Já nem é mais questão de que é um tempo que a gente perde com algo totalmente fútil e sem conteúdo, mas de que já tá virando um porre! rsrs...

    Acho que hoje, que tenho um pouquinho mais de "maturidade", percebo o quão ridículo é dar audiência por um programa como aquele... É uma pena que ele coma tanto tempo da programação...

    Parabéns pelo texto!
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  9. é por mais repetitivo q seja o povo nunca cansa

    ResponderExcluir
  10. o bbb e o unico programa que agente pode conhecer e valorizar ou ate mesmo deprezar alguns sentimentos do ser humano!alem de sair milionario de dentro da casa o ganhAdor ainda tem fama por uns dois anos ou ate menos!mais como todo cidadao comum que nao seja celebridade fica esquecido e volta a ser um desconhecido!a formula de tanto sucesso?ainda estou para descobrir!talvez na 12ª ediçao agente descubra...

    ResponderExcluir
  11. O que atrae bastante é saber da vida dels, o que fazem, o que vao fazer dentro da casa, as polemicas, na verdade o publico brasileiro gosta disso! :)

    ResponderExcluir
  12. lamento por aqueles que não vêem esse programa como uma formula de scape. Algumas pessoas recriminan o programa, porque nem sempre entendem a ideia do que esta sendo esxposto ali. a população carece de certas atençoes, e com simples gestos de pessoas que estao se tornando visivelmente conhecidas, se espelham, e acabam se fazendo parte daquele mundo onde so os mais safos conseguem a sobrevivencia. Não venha me dizer que, que fica mais calado vai ate o fim, que faz tudo dentro da casa, vai ate a final. NÃO. essas pessoas so conseguem em sua maioria ir ate o fim, porque nao sao pessoas de grande destaque dentro do contexto e acabam ou se tornando fofoqueiras, intriguentas, e desnecessarias ao meio. Enfim, respondendo a pergunta [ uHAUahUAHu ]: é a popularidade, as pessoas gostam de ver o que acontece com o outro, sadismo é praticado com uma ignorância tremenda (ignorantes=falta de conhecimento). por isso é tao levado a serio. Assim eu acho ...

    ResponderExcluir
  13. ngm nunca cansa , é sempre a mesma coisa !
    a maioria gosta de assistir o BBB

    http://www.geralnoticiasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. O BBB é ridiculo na minha opinião!

    http://ismyimagination.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Repetitivo
    cansativo o bbb não traz nada novo a não ser pessoas correndo atras da fama relampago capa de revista de nudez e uma vida vazia de sentido. Affas até quando rede bobo? vai ver qua cansou essa baboseira e besteirol?

    ResponderExcluir
  16. BBB é o lixo da tv brasileira.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Vamos fazer uma parceria Rondinelli Aráujo ?

    Se SIM .

    me add no msn : ga.pereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto de BBB, nem sei o qe as pessoas vêem nisso, principalmente pq creio eu, qe tudo aqilo é uma montagem e das CARAS, viu???
    Beijoo :]

    ResponderExcluir