segunda-feira, junho 20

"...um grave problema a ser solucionado."


Visitando o twitpic de @SalvadorCaps, deparei-me com essa imagem da postagem e resolvi abordar esse tema:


A violência policial é um fato. Não falo um caso isolado ou um “excesso” do exercício da profissão, como assim querem nos fazer acreditar. Trata-se de um fato concreto, é um grave problema a ser solucionado pela sociedade. 

Um dos maiores desafios do controle democrático da violência, é o controle das forças repressivas do Estado - que no controle da ordem pública e da lei, fazem uso da violência, deixando de respeitar os direitos humanos do cidadão.


Poucas cenas são tão impactantes, quanto à de policiais-militares disparando, à queima-roupa, contra um garoto indefeso de quinze anos, na cidade de Manaus. Basta lembrar-se dos episódios como: Carandiru (onde 111 detentos são mortos por policiais, que alegam tentar acalmar uma rebelião), Candelária (onde seis crianças de rua são mortas por dois policiais e um ex-policial enquanto dormiam em frente à Igreja da Candelária no Rio de Janeiro), Eldorado dos Carajás (onde sem-terras são mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará, que tinha a missão de apenas remover o bloqueio da rodovia). E a enorme perplexidade que também causou a fotografia do PM carioca jogando gás pimenta em uma criança, durante repressão a manifestação de moradores no Morro do Bumba. Entraram para o álbum da violência policial.

A violência policial inevitavelmente gera as mais graves violações aos direitos humanos e à cidadania.

A polícia tem a função de manter a ordem, prevenindo e reprimindo crimes, mas tem que atuar sob a lei, dentro dos padrões de respeito aos direitos fundamentais do cidadão – como direito à vida e à integridade física.


14 comentários:

  1. De uma forma ou outra, erros sempre são cometidos. Quase sempre pela própria população que nao sabe por onde começar a requerer seus direitos.. muitos são leigos nos assuntos que a sociedade, a própria sociedade julga como certo ou errado. entao em sua maioria, a população nao tem o direito de pensar, pq a ideia se torna tao massificante que acaba sendo imposta, sem que o habitante crie seu senso critico de visão... covardias acontecem em todos os lugares, isso é inevitavel, mas enquanto a sociedade não fazer por onde.... justiça é algo que fica um pouco mais a frente....

    ResponderExcluir
  2. Essa imagem já é conhecida na net, mas não deixa de causar revolta em que a vê 1,2,3,4... mil vezes. É essa policia abusiva, corrupta, cruel que deveria nos proteger, muito pior do que ficção revela

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  3. É o famoso abuso de poder. Estamos lidando com pessoas que deveriam nos proteger, manter a ordem e trabalharem com dignidade, mas não, eles estão do lado do dinheiro, do crime e parece que "contra o povo". Os mais pobres sempre se lascam na mão daqueles que retém o poder, isso é uma obviedade gritante.
    Não sei quando a sociedade vai sequer beirar algum rumo de melhoria nessas questões, duvido muito que haja e apareça realmente medidas concretas para dar fim a essa covardia.

    ResponderExcluir
  4. A polícia tem deixado de cumprir o seu papel.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a situação desse mundo está cada vez pior.

    ResponderExcluir
  6. esse é um velho assunto,que nunca pode deixar de ser comentado...
    http://juventudeinformada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Legal o blog...estou seguindo.
    visite
    http://elizangelalopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. É muito complicada essa situação! as vezes o policial nem tem a real intenção de ser violento com um cidadão comum, mas a situação é tão precária, não há treinamento, um descaso com salários! só pode dar nisso né!

    http://pocants.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. A policia está assim por que o governo não toma nenhuma atitude. E o governo está assim por que o povo não sabe votar e nem protestar.

    http://www.pisovelho.com.br/2011/06/x-men-primeira-classe-mutantes-com.html

    ResponderExcluir
  10. Caramba, essa eu não conhecia, è realmente triste ver um homem adulto, pago para protegier as pessoas, fazer isso em uma criança

    ResponderExcluir
  11. Como sentir-se seguro quando as autoridades que são supostas de garantir nossa segurança são, muitas vezes, as primeiras a nos causar medo e repressão?

    ResponderExcluir
  12. aiiiiiiiiii essas Polícias que deveriam Proteger..hj em dia estão pior que bandido..

    ResponderExcluir
  13. Manter a ordem , ultimamente são o que eles não fazem.
    Com excessão d alguns rarissimos.
    Violencia a trco do que?
    Vejo muitas pessoas dizendo q vai ser policial pra poder bater nos outros...
    Seguindo se puder retribuir?

    http://umaamigapramim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. vamos fazer parceria me envie seu link ou banner o meu banner tá lá no meu blog obrigado

    http://bestfakesnet.blogspot.com/

    ResponderExcluir