terça-feira, março 9

Atos de SELVAGERIA


Ainda no mês de fevereiro iniciei uma nova etapa de minha vida, mas com certo receio, por que.?? Todo começo de ano são as mesmas noticias nos programas jornalísticos da TV brasileira, e principalmente as mesmas cenas vão ao ar: calouros de universidades com cabeça raspada, cara pintada, e cenas de violência e agressão. São algumas formas do chamado  todos
Todos os anos vêem casos de calouros feridos e até mesmo mortos por conta de trotes universitários. Enquanto as universidades não criarem política duras contra estas selvagerias, elas continuaram a ocorrer.
Existem ideais de ótimas ações que os veteranos poderiam promover para agregar o calouro à universidade e contribuir para a comunidade local, dando uma valiosa lição de cidadania a todos, mas não, preferem praticar atos de selvageria.
Particularmente, considero “trote” com um ritual perverso de integração, isso nos leva a uma reflexão firme e severa sobre a própria formação humana.
O calouro é encarado pelo veterano como algo que deve ser domesticado, por práticas humilhantes, causando vexame. Da mesma maneira, denominam o calouro de “bixo”, parece querer indicar “que o calouro deve ser humilhado a ponto de nem mesmo merecer que a palavra “bicho” seja escrita corretamente.
Muitos são os atos humilhantes que os veteranos obrigam os calouros de fazerem, corpo pintado, pedir dinheiro nas ruas, receber descargas de algo fedorento como ovo podre, tem que encher a cara com uma birrita, etc. Em outros casos, as coisas podem tomar um rumo mais violento.
As situações humilhantes são dos mais diversos tipos.
QUAL SERIA SUA ATITUDE, AO SE DEPARAR COM ESSAS ATITUDES DE VIOLENCIA??

5 comentários:

  1. Olá! è um horror mesmo esses trotes, deviam proibir esse tipo de festa. Já deu o que tinha que dar. Tenho um filho, ainda bem pequeno e fico pensando se isso acontecesse com ele.. ficarai doida! Mas, aceitei o seu convite e estou seguindo o seu blog. Também deixei um selinho, de boas vindas para vc em meu blog. Se gostar passe lá para apanhar. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é triste o negocio x/ deveriam passar trotes do bem assim como eu assisti esses dias na tv.
    Boa sorte com o blog, se possivel visite o meu tb http://d0rg4d0s.blogspot.com/
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Foda d+ esses trotes =/, tem e que prender sem direito a fiança pra largar de ser troxa

    ResponderExcluir
  4. Todo ano é a mesma coisa, e nenhuma atitude é devidamente tomada para acabar com esse tipo de humilhação.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir