domingo, dezembro 19

Ciúmes... sentimento comum e essencial nas relações.


 
    
     Todas as pessoas sentem ciúmes, ao menos uma vez na vida. Seja de um namorado ou namorada, um irmão ou irmã, um amigo ou amiga e até de objetos pessoais. Não é correto afirmar que o ciúme é um sentimento banal e infantil, pois é natural e comum para nós seres humanos sentirmos ciúmes. Todo ciumento, em seu estado de sã consciência, sabe muito bem que de nada adianta esbravejar, brigar, discutir e se corroer por dentro por causa de suas imaginações, de seus pensamentos e de suas loucas ‘certezas’, quase sempre infundadas.
     Existem diversos tipos de ciúmes, alguns mais freqüentes do que os outros. Existe o ciúme inocente, que apenas demonstra o amor que se sente por outra pessoa, o ciúme saudável, que aproxima os casais, o ciúme romântico, no qual existe uma terceira pessoa,  o ciúme obsessivo, no qual o sentimento de ciúme se junta a obsessão em saber todos os passos que dá sem si, os ciúmes numa relação atingem um nível mais perigoso e pouco saudável dentre outros.
     Então, deduz-se que como temos diversos tipos de ciúmes ele não é de total ruim para o relacionamento, porem os relacionados tem de saber dosar o nível de ciúme para que o sentimento não se torne um problema destrutivo na relação.
Trair e Amar. Amar e Odiar. Invejar e Ter ciúmes. Amor e Poder. Perder e Ganhar afetos. Poder e Submissão. Estas e outras expressões são sempre aspectos que permeiam as relações humanas.
     Quando estamos controlando o outro, é a nós mesmos que estamos controlando. Sentimentos cobrados não são verdadeiros, então não há resultado em cobrar “carinho”, “atenção, etc. Isso vale para relacionamento amoroso, ou de amizade.
     Quando uma pessoa quer possuir outra, é porque ela não possui a si própria, não tem a única coisa humana que pode ter com exclusividade, que é a si mesma.

E você sente ou já sentiu ciúmes? Qual tipo de ciúmes você sentiu?

.

6 comentários:

  1. Falouu tudooooooo! Eu sou ciumenta sim,mas acima disso ORGULHOSA por deeeeemais! Então meu ciume é controlado :p Ter ciumes (na medida,é claro) é bom,mostra q vc qr bem a algo ou a pessoa! Adoreii o texoo,beijos Dry =D

    ResponderExcluir
  2. preciso nem dizer,porque que vc escolheu o tema "CIÚMES" logo hj neh seu besta? TE AMO viu? ♥

    ResponderExcluir
  3. belo texto, afinal quem não tem ciúmes. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Bonito texto..
    Todos nós temos um pouco de ciúmes isso é Fato!!!
    Tenho sim ciúmes,mas é um ciúme controladoo :D
    Belo Blog Rondi

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Texto , sou ciumenta até demais. Sinto ciúmes de, Namorado , Amigos e meu quarto. Axo que meu ciúme é inocente. Por mais que eu seja CIUMENTA , eu sei controla-lo. Beijos ;*

    ResponderExcluir