quinta-feira, dezembro 2

Revirando os arquivos...

Em meio a tanta correria que foi esse meu dia de hoje, resolvi passar aqui para contar e mostrar uma coisa. Hoje revendo uns arquivos que tenho aqui em casa, encontrei varias coisas legais do tempo de escola, no meio de tudo encontrei um texto que escrevi no ano de 2006, ainda quando fazia 8º série, para uma campanha que a escola resolveu participar. O texto retrata um paralelo entre FAMÍLIA e PAZ. Confira logo abaixo o texto:


FAMÍLIA, FONTE DE VIDA E CONSTRUTORA DA PAZ

       Família, centro da humanidade. É a partir dela que se origina um ser e luta-se por um mundo mais justo.
       Família, uma palavra de sete letras, mas que tem um significado tão importante é a partir dela que se origina uma vida e o caminho da paz. Esta palavra não expressa apenas pai, mãe e filhos, mas também o conjunto de caracteres da humanidade.
       Encontram nela a instituição por meio da qual os indivíduos se integram na sociedade. O nascimento de uma vida, dentro da estrutura familiar, adquire um caráter afetivo que favorece a criação e o desenvolvimento intelectual dos seres humanos. O tipo mais comum de família constitui-se de um homem adulto, sua mulher e filhos não casados. Essa família "nuclear", contudo, não pode ser considerada universal, pois não há sociedade em que só existam famílias desse tipo. Cada uma tem sua própria maneira de pensar, agir e comunicar-se, entretanto todas têm uma coisa em comum, de se fazer construir a paz.
       Existem inúmeros fatores que nos fazem lembrar que a família é fonte de vida e construtora da paz, basta parar e pensar, o que aconteceu no ontem e o que se passa hoje, não deveram deixar as guerras, brigas, discórdias e o que passou, atrapalhar o futuro da humanidade. Ela comunica uma experiência, um sentimento, uma visão das coisas, dos seres e do mundo, buscando sempre uma expressão de paz. Tendo esses dois aspectos, a vida e paz, naturalmente harmonizados e nunca tomados em separado, família é mais que tudo.
       Dizia-se é verdade, que as guerras só deixariam de existir quando o povo pudesse viver em condições de existência menos desigual e variada, ou quando a avaliação da vida individual fosse mais racional. Toda a humanidade sempre esteve preparada para a guerra: guerra entre diversas raças humanas, ou, ainda entre indivíduo pouco desenvolvido e indisciplinado.
       A vida é uma das coisas mais belas, a mais bela que Deus fez.
       A paz é que nos faz aproximar de outras pessoas, a razão pela qual os outros nos procuram. Ter paz é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, e ampliar a órbita da vida.


Esse texto foi escrito no dia 01/07/2006. Achei-o aqui e resolvi postar, não está essas coisas todas, mas o importante é a mensagem centro que nele apresenta.

Obrigado a todos que estão acompanhando meu BLOG.
Abraço!

2 comentários:

  1. Lindo texto amigooo,Realmente a familia é a base de tudo

    ResponderExcluir
  2. Escreveu muito bem esse texto, a familia eh o reflexo de qualquer ser humano..

    ResponderExcluir